A África debruça-se sobre o futuro da pesca continental e da aquicultura

De 23 a 25 de setembro de 2024, Dakar acolheu a 20ª sessão do Comitê de Pesca Continental e Aquicultura para a África (CPCAA). Este evento importante reuniu representantes de 37 países africanos, agências especializadas e observadores para discutir os desafios e oportunidades do setor.

Uma visão sustentável para o futuro

A ministra senegalesa da Pesca, Infraestruturas Marítimas e Portos, S.E. Fatou Diouf, sublinhou no seu discurso de abertura a importância deste evento para “fazer avançar a aquicultura em África e facilitar a troca de conhecimentos, o alinhamento de políticas e a promoção de práticas sustentáveis em todo o continente”.

Robert Guei, Coordenador sub-regional da FAO para a África Ocidental, reforçou insistindo na necessidade de esforços coletivos para “reforçar a resiliência destes setores, apoiando assim a visão de Transformação Azul da FAO em África”.

Dados cruciais para informar decisões

Um ponto alto desta sessão será a apresentação por Vera Agostini, Diretora Adjunta da Divisão de Pesca e Aquicultura da FAO, do Exame do estado dos recursos pesqueiros mundiais: Pesca continental. Este relatório, fruto de uma colaboração inédita entre a FAO e o Banco Africano de Desenvolvimento, oferece uma visão geral detalhada do setor.

Mohamed Cherif, representante do Banco Africano de Desenvolvimento no Senegal, sublinhou a importância desta parceria, afirmando que “a estratégia decenal do Banco enfatiza o papel fundamental do conhecimento para melhorar a eficácia da sua ação”.

O relatório revela que a pesca continental produziu 11,4 milhões de toneladas em 2021, o que representa mais de 12% da produção mundial da pesca de captura, com uma pegada ambiental significativamente menor do que outros alimentos ricos em proteínas. Os países da sub-região dos Grandes Lagos africanos contribuíram com 12,2% desta produção mundial.

Um comitê ao serviço do desenvolvimento sustentável

Criado em 1971, o CPCAA é uma das mais antigas comissões regionais de pesca da FAO. A sua missão é promover a pesca sustentável e reforçar a cooperação entre os países africanos. O comitê desempenha um papel crucial na promoção da investigação, no estabelecimento de medidas regulatórias, na prevenção de danos ambientais, no apoio à piscicultura e na melhoria da educação e formação nas áreas da pesca continental e aquicultura.

Numa altura em que a África enfrenta desafios crescentes em termos de segurança alimentar e gestão de recursos naturais, esta 20ª sessão do CPCAA anuncia-se como uma etapa crucial para definir o futuro sustentável da pesca continental e da aquicultura no continente.