Ministro do Mar alerta para desafios do setor das pescas durante 22.ª Sessão Ordinária da Conferência de Ministros da CSRP
O Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, participou esta quinta-feira, 3 de julho, na 22.ª Sessão Ordinária da Conferência de Ministros da Comissão Sub-regional das Pescas (CSRP), realizada em Dakar, Senegal, onde alertou para os inúmeros desafios que o setor das pescas enfrenta na sub-região.
Durante a sua intervenção, o Ministro destacou a diminuição dos recursos pesqueiros nas zonas costeiras, a sobrepesca de espécies importantes, bem como a Pesca INN (Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada), considerada uma das principais ameaças à sustentabilidade do setor.
Perante os representantes dos Estados-membros da CSRP, Jorge Santos chamou ainda a atenção para os efeitos da poluição dos oceanos e das alterações climáticas, que afetam de forma “severa” alguns países da região. “Esta situação naturalmente requer uma resposta urgente e estratégica de forma concertada e articulada entre os nossos países da CSRP”, afirmou o governante.
O Ministro defendeu que os desafios do setor só poderão ser superados com união e um forte compromisso coletivo. “Só juntos e fortemente engajados e comprometidos poderemos fazer face e vencer os desafios da sustentabilidade em respeito às futuras gerações”, reforçou.
Sublinhando a importância do encontro em Dakar, Jorge Santos destacou que este constitui “mais uma excelente oportunidade” para os Estados-membros refletirem sobre os grandes desafios e compromissos da organização para os próximos anos, numa perspetiva de desenvolvimento económico e social sustentável.
O governante Cabo-verdiano defendeu ainda a adoção de políticas ajustadas e inovadoras, sustentadas por parcerias eficazes entre os países da sub-região, como chave para garantir a gestão sustentável dos recursos pesqueiros.
No decorrer da sua comunicação, o Ministro garantiu que o Governo de Cabo Verde tem vindo a implementar políticas públicas para valorizar o oceano, transformando os espaços marítimos em fontes de riqueza através de exploração sustentável, baseada na ciência e na inovação tecnológica.
Segundo Jorge Santos, o “grande desafio dos nossos Estados Africanos é de promover e liderar uma verdadeira industrialização da pesca e aquacultura, para consumo das nossas populações e para a exportação”. Para alcançar este objetivo, defendeu a valorização dos recursos pesqueiros e a sua transformação ao longo de toda a cadeia produtiva, apostando numa pesca responsável, moderna e sustentável.
Entre as prioridades identificadas, o Ministro destacou a necessidade de investir em infraestruturas, equipamentos modernos, embarcações industriais e na transformação dos produtos da pesca, acrescentando valor em todas as etapas da cadeia.
A agenda do Ministro no Senegal inclui, ainda na sexta-feira, uma visita ao Embaixador do Japão acreditado em Dakar e um encontro de trabalho com a Ministra do Mar do Senegal.
No sábado, Jorge Santos visita o Porto de Dakar e reúne-se com a comunidade Cabo-verdiana residente, no âmbito das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional.
Fonté : Ministério do Mar de Cabo Verde



