DELEGAÇÃO DO CMCM DA ZONA REALIZA VISITA DE TRABALHO À ENTIDADES DO DOMÍNIO MARÍTIMO DA GUINÉ-BISSAU

O Diretor do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G, Capitão-do-Mar Seydina Mbengue, esteve na semana passada, de 1 a 4 de outubro de 2024, numa visita de trabalho as autoridades do domínio marítimo da Guiné-Bissau, Estado-membro da Zona G, acompanhado pelo Consultor Jurídico do Centro, Seydou Ba.

Tratou-se de uma visita de trabalho que está enquadrada no programa de reforço da cooperação e a colaboração entre o Centro e as estruturas da Guiné-Bissau envolvidas na ação do Estado no mar. Durante este período, a delegação do CMCM da Zona G visitou várias instituições, nomeadamente:

  1. Ministério da Defesa Nacional, onde foram recebidos pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sr. Una Kissif, acompanhado pelo Diretor de Gabinete do Ministro, Sr. Júlio Ubanque, e pelo Diretor de Política e Defesa, General Mama Djakité.
  2. No Estado-Maior General das Forças Armadas, onde foram recebidos pelo Vice-Chefe do Estado-Maior Mamadu Nkruman Turé, assistido pelo Coronel Maximiano José Nhaga.
  3. Na Marinha Nacional, onde foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante Helder Nhanque, assistido pelo seu Chefe de Estado-Maior, Comandante Dam Na Brenha.
  4. No Instituto Marítimo e Portuário (IMP) onde foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) Igualdino Afonso Té assistido pelo Capitão do Porto da Guiné-Bissau Cap. Fragata Franklin Mendes
  5. Na Administração das Pescas (FISCAP), onde foram recebidos pelo Diretor Adjunto, Sr. Madiba Sauané, assistido pelo Chefe do Departamento de Vigilância das Pescas, Sr. Raul Nsunbu.
  6. Na Guarda Nacional, onde foram recebidos pelo Secretário Geral da Guarda Nacional, General Bernardo, e pelo Chefe da Brigada Costeira, Comandante Duarte Yala.

Estas visitas permitiram igualmente conhecer a situação técnica e operacional destas instituições e da MOC da Guiné-Bissau, a fim de facilitar a comunicação e a partilha de informações de interesse no domínio marítimo.

Fonte : MMCC