DELEGAÇÃO DO CMCM DA ZONA REALIZA VISITA DE TRABALHO À ENTIDADES DO DOMÍNIO MARÍTIMO DA GUINÉ-BISSAU
O Diretor do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G, Capitão-do-Mar Seydina Mbengue, esteve na semana passada, de 1 a 4 de outubro de 2024, numa visita de trabalho as autoridades do domínio marítimo da Guiné-Bissau, Estado-membro da Zona G, acompanhado pelo Consultor Jurídico do Centro, Seydou Ba.
Tratou-se de uma visita de trabalho que está enquadrada no programa de reforço da cooperação e a colaboração entre o Centro e as estruturas da Guiné-Bissau envolvidas na ação do Estado no mar. Durante este período, a delegação do CMCM da Zona G visitou várias instituições, nomeadamente:
- Ministério da Defesa Nacional, onde foram recebidos pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sr. Una Kissif, acompanhado pelo Diretor de Gabinete do Ministro, Sr. Júlio Ubanque, e pelo Diretor de Política e Defesa, General Mama Djakité.
- No Estado-Maior General das Forças Armadas, onde foram recebidos pelo Vice-Chefe do Estado-Maior Mamadu Nkruman Turé, assistido pelo Coronel Maximiano José Nhaga.
- Na Marinha Nacional, onde foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante Helder Nhanque, assistido pelo seu Chefe de Estado-Maior, Comandante Dam Na Brenha.
- No Instituto Marítimo e Portuário (IMP) onde foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) Igualdino Afonso Té assistido pelo Capitão do Porto da Guiné-Bissau Cap. Fragata Franklin Mendes
- Na Administração das Pescas (FISCAP), onde foram recebidos pelo Diretor Adjunto, Sr. Madiba Sauané, assistido pelo Chefe do Departamento de Vigilância das Pescas, Sr. Raul Nsunbu.
- Na Guarda Nacional, onde foram recebidos pelo Secretário Geral da Guarda Nacional, General Bernardo, e pelo Chefe da Brigada Costeira, Comandante Duarte Yala.
Estas visitas permitiram igualmente conhecer a situação técnica e operacional destas instituições e da MOC da Guiné-Bissau, a fim de facilitar a comunicação e a partilha de informações de interesse no domínio marítimo.
Fonte : MMCC