Ministério do Mar de Cabo Verde e Câmara Municipal da Brava assinam acordos estruturantes para reforço do setor das pescas
No quadro da visita oficial do Primeiro-Ministro de Cabo Verde à ilha Brava, iniciada no sábado, 31 de janeiro, o Ministério do Mar e a Câmara Municipal da Brava, assinaram, no sábado, dia 31 de janeiro, um conjunto de documentos estratégicos que visam o fortalecimento do setor das pescas, a melhoria das condições de trabalho dos operadores e o reforço do impacto socioeconómico nas comunidades piscatórias da ilha.
Os acordos, firmados no primeiro dia da visita do Chefe do Governo, enquadram-se na política do Governo de Cabo Verde de promoção da economia azul, valorização das comunidades costeiras e criação de melhores condições para o desenvolvimento sustentável das atividades ligadas ao mar.
Financiamento da Unidade de Produção de Gelo na Furna
Um dos contratos assinados refere-se ao financiamento do projeto de reconstrução do espaço destinado à instalação de uma Unidade de Produção de Gelo, com capacidade de 2 toneladas de gelo em escama por 24 horas, na localidade da Furna.
O projeto representa um investimento total de cerca de 6.700 contos, sendo integralmente financiado pelo Ministério do Mar. Esta infraestrutura irá beneficiar diretamente os operadores de pesca e a comunidade da Furna, com impactos positivos ao longo de toda a cadeia de valor das pescas, contribuindo para a conservação do pescado, redução de perdas pós-captura e dinamização da economia local.
Reparação do Teleférico de Tantum
Foi igualmente assinado o contrato de financiamento para a reparação do Teleférico de Tantum, uma infraestrutura essencial para a atividade piscatória naquela comunidade. O projeto tem um custo global de 2.205.410 escudos cabo-verdianos.
A intervenção responde a uma necessidade urgente dos operadores de pesca da zona de Tantum, assegurando melhores condições de acesso, transporte e segurança, e reforçando a continuidade das atividades económicas numa das mais importantes comunidades piscatórias da ilha Brava.
Memorando de Entendimento para novos projetos estruturantes
No mesmo ato, foi assinado um Memorando de Entendimento para a implementação de novos projetos com elevado impacto social e económico, nomeadamente, a reparação da Casa dos Pescadores de Tantum, a instalação de painéis solares na Cooperativa de Pescadores de Tantum, promovendo a transição energética e a redução de custos operacionais e a elaboração de um estudo para a estrada de acesso à Praia de Tantum, com vista à melhoria das acessibilidades e ao desenvolvimento económico local.
Estes projetos reforçam o compromisso do Governo, através do Ministério do Mar, com a valorização das comunidades piscatórias da Brava, a melhoria das infraestruturas de apoio à pesca e a promoção de um desenvolvimento inclusivo e sustentável na ilha.
Fonté : Ministério do Mar de Cabo Verde


